Clipe Oração
dezembro 20, 2022Banheiro Bianco
setembro 21, 2022
Concurso Mextrópoli
Cidade do México, México
2020
Projeto para Mextrópoli, festival de Arquitetura e Cidade mais importante da América Latina que incentiva novas formas de experimentar e pensar a cidade, mirando em seus pontos políticos, sociais, estéticos e espaciais.
Esta edição focou no momento pandêmico, em como podemos estar juntos na distância. O objetivo da instalação foi, através da brincadeira, trazer alívio emocional por meio do alívio físico. Com um sistema simples de ação e reação, os objetos se articulam e criam um jogo de negociação através dos movimentos dos corpos.
A malha mínima é composta por 3 módulos, formando um triângulo equilátero. Os conjuntos podem ser dispostos de forma linear ou em malha, adaptando-se ao espaço disponível.
A plataforma de compensado naval e concreto fica em equilíbrio estável graças ao seu centro de massa próximo ao chão. Ao receber a força dos corpos, ela se movimenta e tenciona os cabos de aço, fixados nas hastes de alumínio, e assim geram reações de deslocamento em cadeia em todo sistema. Cessando a força, a plataforma oscila até encontrar novamente seu equilíbrio.
Através de ações simples, o sistema cria grandes efeitos. Com distanciamento seguro, a intervenção promove a interação e a comunicação dos indivíduos através do olhar e do movimento dos seus corpos, atuando como um mecanismo de negociação e equilíbrio, uma metáfora para o nosso comportamento enquanto comunidade durante a pandemia.